Trocador de Calor Casco e Tubo para Industria Alimentícia: Aplicações, Vantagens e mais

Publicado originalmente em 09/03/2018 em Solution Controles

Trocadores eficientes e em conformidade com a norma ASME BPE

Já falamos aqui em nosso blog sobre a eficiência e confiabilidade em relação à Drenagem, Rugosidade e Esterilidade do Trocador de Calor Casco e Tubo com Tubo Corrugado, produzido pela empresa europeia XLG.

Em conformidade com a norma ASME BPE, os tubos corrugados são produzidos a partir do efeito da pressão na superfície externa dos tubos, resultando em uma pequena mudança na superfície interna que possibilita um fluxo turbulento com maior agitação e mistura.

Diferenciação do fluxo turbulento e o do fluxo linear nos tubos

Na prática, o fluxo turbulento melhora o coeficiente de transferência de calor total, oferecendo maior troca térmica do que os trocadores com tubos de paredes lisas (smooth). Permite um maior tempo de troca térmica (run time) e oferece um processo de alto limpeza interna que minimiza incrustações.

A Solution Controles possui 4 modelos de Trocadores de Calor Casco e Tubo divididos em 3 categorias sendo:

Trocador de Calor Casco e Tubo – Multitubular – Série I e Pharmagrade

Trocador de Calor formado por diversos tubos e adequado para aplicações sanitárias em indústrias de alimentos, produtos lácteos, bebidas entre outras onde o fluído pode ser viscoso e também conter quantidades limitadas de fibras e polpa.
Trocador de Calor Casco e Tubo – Tubo Sob Tubo

Trocador de Calor formado por dois tubos concêntricos e aplicado para tratamento de sólidos em suspensão como fluidos com quantidades significativas de fibras ou fragmentos de frutas.
Trocador de Calor Casco e Tubo – Tubo Anelado

Trocador de Calor formado por três ou mais tubos concêntricos e especialmente aplicável para o processamento de produtos viscosos em aplicações sanitárias e industriais.

Veja abaixo algumas aplicações:

Sucos, Legumes e outras Bebidas

Com o Trocador de Calor de Tubo Corrugado, o tratamento térmico acontece de forma mais rápida pois o coeficiente de transferência de calor é significantemente maior, sendo necessário menos tempo para alcançar o resultado desejado. A grande vantagem na produção de sucos pasteurizados está na maior taxa de retenção das propriedades naturais dos produtos visto que ficam menos tempo expostos às alta temperaturas do processo.

Os Trocadores de Calor podem processar qualquer tipo de bebida como suco de laranja recém espremido ou concentrado, polpas de damasco ou pêssego, suco de frutas como maçã e uva, smoothies, purês (manga, ameixa, abóbora, banana, de uva triturada, de vegetais), cenouras esmagadas, morangos fatiados, tomate concentrado ou picado, leite de coco, mosto de vinho, malte de cerveja e whiskie, chá gelado entre outras bebidas podendo conter partículas, fibras ou em forma concentrada, purês, mostos etc.

Molhos e Sopas

Os Tubos Corrugados do Trocador de Calor conseguem uma transferência de calor melhor e mais rápida que qualquer outro Trocador do mercado, isso deve-se à alta turbulência gerada pela corrugação do tubo, resultando em melhores níveis de troca de calor. Quando utilizado para tratamento térmico de molhos e sopas, a principal vantagem está na manutenção das propriedades naturais do produto, uma vez que o produto passa menos tempo sob os efeitos deste tratamento.

Este equipamento pode ser utilizado na produção de molhos e sopas com ou sem pedaços como os molhos (tomate, churrasco, queijo, ragout, hortelã, curry), ketchup, maionese e sopas como de creme de aspargos, de cogumelos, alho branco entre outras.

Óleos e Gorduras

Devido sua construção, os Trocadores de Calor possuem alta resistência mecânica, tornando-os ideais para processos de transferência de calor que funcionam com altas pressões e temperaturas como em processos de refinação de óleos vegetais. Outra utilização é no aquecimento ou resfriamento de margarinas e outras gorduras de origem vegetal ou animal como gordura animal, manteiga de amendoim e de cacau, azeite e óleos de soja, de girassol entre outros.

Leites e Lácteos

Além da maior transferência de calor relatada em alguns casos acima, outra vantagem dos Trocadores de Calor é o efeito de auto limpeza resultando em menor taxa de incrustação devido à turbulência causada pelos Tubos Corrugados conforme relatado aqui.

Se utilizado para o tratamento de esterilização à alta temperatura (UHT, etc.), verifica-se um alto desempenho e confiabilidade, também obtidos nos tratamentos de leite semidesnatado, concentrado de leite, soro e creme de leite, iogurtes, queijos como o cottage, manteigas, misturas de sorvete entre outras aplicações.

Outros produtos alimentícios

Os Trocadores de Calor Casco e Tubo com Tubo Corrugado podem ser aplicados ainda na produção de extrato de café, alimentos para bebês, soluções de amido, extrato e licor de malte, concentrado de chá, produtos de ovos como ovo líquido, gema e clara de ovos, cacau, chocolate, caramelo, mistura de biscoitos, melaço, xarope, glicose, mel entre outros produtos, sempre alcançando ótimos resultados devido ao processo de auto limpeza que resulta em baixa incrustação e à troca de calor mais rápida, tornando possível a manutenção das propriedades naturais dos produtos como citado nos produtos acima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *